quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

De papel e tinta


"Manche Bücher müssen gekostet werden, manche verschlingt man, und nur einige wenige kaut man und verdaut sie ganz."

("Alguns livros devem ser degustados, outros são devorados, e apenas poucos são mastigados e digeridos totalmente.")

— Cornelia Funke (Coração de Tinta)

Cornelia Funke é uma escritora alemã por cujos livros me apaixonei ainda no Brasil. Ainda não ousei tentar ler seus livros no original, embora seja um alvo próximo, mas seja a língua qual for, os livros dela são apaixonantes. São histórias de fantasia - algumas das minhas preferidas. E, se é possível, Cornelia Funke me faz ficar ainda mais apaixonada por palavras do que normalmente sou.

Ela fez também as ilustracoes dos livros. =)
A ideia básica da série, "Mundo de Tinta", é de que alguns personagens, ao ler um livro em voz alta, trazem os personagens de dentro da história para fora do livro, para o mundo real, e, mais pra frente, conseguem "ler" a si mesmos para dentro de um livro. São palavras dando e ganhando vida, criando e mudando histórias. O fato é que, na forma como foi escrito, Cornelia consegue dar vida às palavras tanto quantos seus personagens...

Eu, pelo menos, terminei os dois primeiros livros (estou lendo o terceiro agora), não só com uma vontade louca de trazer personagens pro mundo real (quem nunca sonhou em conhecer seus heróis de tinta?), mas também de escrever minhas próprias histórias, e dar vida às minhas próprias ideias! Quem sabe, um dia desses, vocês não encontrem um ou outro personagem meu passeando por aí? Enquanto isso, fica a dica. Parece que a Alemanha não produz só físicos e filósofos, mas também escritores fantásticos. E agora, se vocês me dão licença, vou visitar o Mundo de Tinta, e volto logo.

Grande abraço, pessoal.


quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Planos, planos!!

      
Sabe quando você tem muito mais planos do que possibilidades de fazê-los acontecer? Então... Embora eu ainda tenha mais cinco meses aqui, começo a sentir como se estivesse na reta final. "Só" cinco meses pra melhorar meu alemão; "só" mais cinco meses com a família aqui; "só" mais cinco meses pra conhecer a Europa (tanto quanto possível); "só" mais cinco meses com meus amigos. Mas vamos nos acalmar, em cinco meses muita coisa pode acontecer! Não tenho como planejar a melhora do meu alemão, mas planos de viagem, ou de passar tempo com a família e com os amigos - esses eu tenho! E, até agora, eles incluem...

  • Sessão de fotos! Dei de presente de Natal pra família uma "sessão de fotos" (com um amigo meu que é fotógrafo nas horas vagas). Já estou empolgada com a ideia! As fotos clássicas parecem legais, claro, mas aquelas com a Jeanne fantasiada de sereia, ou o Felix brincando com o aspirador de pó (o brinquedo preferido dele, acreditem se quiserem) serão ainda mais divertidas!
  • A "Grande Viagem" pra Tailândia e pra Singapura com a família! Eu não poderia estar mais animada! Claro, as 14 horas no avião com um bebê de 1 ano podem se tornar interessantes, e o jet lag pode complicar a nossa vida... Mas conhecer esses lugares até agora só foi possível em sonhos!
  • Casamento da Julia (minha amiga austríaca)! Não só vou ver a minha amiga se casar, ou ver como é um casamento austríaco (é bem diferente, pelo que ouvi), mas também vou poder voltar pra Áustria (ai, ai... a Áustria) mais uma vez!
  • Ver um show da Sara Bareilles (uma cantora que gosto muito - vale a pena checar, se você não conhece) em Berlim, e, de quebra, conhecer a capital!
  • Viagem pra Roma! E melhor ainda - com meus amigos!! Na real essa ainda não foi parar no calendário, mas estamos no processo de encontrar uma data... Yay! =D
Agora falta só verificar tempo, dinheiro, onde ficar, com quem, quando e como, que o resto acontece, hehe. Aí, no final, eu vou à falência. Mas podem deixar, a passagem de volta já está comprada. ;)

Grande abraço, gente!

sábado, 8 de janeiro de 2011

Feliz Ano Novo!


Uau, gente, já é 2011! Só eu estou impressionada com isso? O tempo, pelo menos pra mim, tem passado muito rápido. Foi só piscar, e "tã-dã", viramos o ano. E não sei quanto a vocês, mas a minha virada foi especial...

Eu e mais três amigos decidimos comecar 2011 esquiando (no caso, eles esquiando, e eu assistindo, hehe) na Áustria. Eu sei, parece história de contos de fadas, e foi mesmo! Pra mim, pelo menos. Meus amigos fazem isso há vários anos, e claro que já estão bem à vontade na neve. Eu, não tanto. Mas tentei! Passei algumas horas tentando me mexer com os pés presos a uma (snowboard) e duas (esqui) "tábuas". Confesso pra vocês que gostei mais de snowboarding, embora esqui tenha sido mais fácil (alguém aí já tentou levantar - sem deslizar - com a prancha de snowboard??). Eu caí, e caí, e caí de novo - exatamente como primeiras vezes devem ser, hehe. Estava acabada no fim do dia, mas sorrindo de orelha a orelha - é muito divertido!

O fato é que eu me apaixonei pelo lugar. Não é novidade que eu goste de frio e de neve. E frio e neve tinha aos montes por lá! Mas não é só isso... É a forma como está tudo coberto de neve, tudo branco, e o céu com um azul absurdo no fundo (porque, sim, nas montanhas, a maioria dos dias é de sol!). São as árvores parecendo ter sido feitas de gelo! É você, depois de passar o dia com o rosto doendo no frio (ou, talvez seja por sorrir o da todo, no meu caso), entrar em uma casa aquecida, tirar sua roupa de neve, e tomar um café olhando pros alpes. E isso, claro, é no inverno (embora o verão austríaco seja igualmente encantador).

Bom, não estou aqui pra fazer propaganda do país. Digo, sim, que a Áustria tem um lugar especial no meu coração. Se vocês tiverem a chance de vir pra Europa, incluam a Áustria na lista - sério! Eu, pessoalmente, pretendo voltar tantas vezes quanto for possível.

E, finalmente, pra agradar os olhos curiosos, aqui vão algumas fotos e vídeos (olha só, nossa equipe está usando tecnologia avançada! =P). Enjoy.

 











Grande abraço, pessoal, e feliz Ano Novo!