quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

De papel e tinta


"Manche Bücher müssen gekostet werden, manche verschlingt man, und nur einige wenige kaut man und verdaut sie ganz."

("Alguns livros devem ser degustados, outros são devorados, e apenas poucos são mastigados e digeridos totalmente.")

— Cornelia Funke (Coração de Tinta)

Cornelia Funke é uma escritora alemã por cujos livros me apaixonei ainda no Brasil. Ainda não ousei tentar ler seus livros no original, embora seja um alvo próximo, mas seja a língua qual for, os livros dela são apaixonantes. São histórias de fantasia - algumas das minhas preferidas. E, se é possível, Cornelia Funke me faz ficar ainda mais apaixonada por palavras do que normalmente sou.

Ela fez também as ilustracoes dos livros. =)
A ideia básica da série, "Mundo de Tinta", é de que alguns personagens, ao ler um livro em voz alta, trazem os personagens de dentro da história para fora do livro, para o mundo real, e, mais pra frente, conseguem "ler" a si mesmos para dentro de um livro. São palavras dando e ganhando vida, criando e mudando histórias. O fato é que, na forma como foi escrito, Cornelia consegue dar vida às palavras tanto quantos seus personagens...

Eu, pelo menos, terminei os dois primeiros livros (estou lendo o terceiro agora), não só com uma vontade louca de trazer personagens pro mundo real (quem nunca sonhou em conhecer seus heróis de tinta?), mas também de escrever minhas próprias histórias, e dar vida às minhas próprias ideias! Quem sabe, um dia desses, vocês não encontrem um ou outro personagem meu passeando por aí? Enquanto isso, fica a dica. Parece que a Alemanha não produz só físicos e filósofos, mas também escritores fantásticos. E agora, se vocês me dão licença, vou visitar o Mundo de Tinta, e volto logo.

Grande abraço, pessoal.


3 comentários:

  1. Beca saudades..
    Admiro-te pela coragem e invejo-te pelas maravilhas que tu deve estar vendo e vivendo ai...
    beijos mil, daqui do calor insuportável de Caxias no verão...
    Susi

    ResponderExcluir
  2. Ahhhhhhhhhhhhh que demaaaaais né Beca! E olha que quand eu comprei o primeiro livro nem pensávamos que ia ser grande coisa, né... e meeeeeeeu são mto bons!!! Quase que as citações nos começos dos capítulos competem com a história em si, heheeh são mto boas tb!!!!

    Ahhhhhhh que saudade de viajar nos livros com vc, mana.... vc faz isso comigo como ninguém!!!!!

    ps* AMEEEEEEI a foto!!! Quero ver maior!!!

    Beeeeeeeeeeeijo!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, meninas! Susi, nao se preocupa que logo logo eu volto pra "compartilhar" desse calor maravilhoso (ou pior, porque eu moro em POA!!).

    Rach - bem verdade, mana! Esses sao fantásticos, e viajar em histórias com você é show!! =D Quanto à foto, vou colocar algumas delas no FB, aí vc pode ver... =)

    ResponderExcluir